Missão de assistência a idosos em São Tomé e Príncipe — Português

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Missão de assistência a idosos em São Tomé e Príncipe

Em São Tomé e Príncipe as pessoas idosas são alvo de violência, baseada na convicção de que as pessoas idosas são feiticeiras. A falta de uma estrutura familiar que possa assegurar a subsistência do idoso e de uma reforma digna, provoca muitas situações de abandono dos idosos. É nesta realidade que nós as irmãs Franciscanas, procuramos dar resposta em algumas situações concretas dos cerca de 70 idosos do nosso distrito.

«Na velhice, não me abandones» (cf. Sal 71, 9)

 

 

 

A Missão das irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora em São Tomé e Príncipe é bastante diversificada. Trabalhamos em vários projetos socias, entre os quais, o lar das cotovias, que acolhe meninas jovens e adolescentes das roças longínquas a fim de facilitar a sua frenquência escolar e um ATL. Trabalhamos também com os idosos, visto que em São Tomé e Príncipe as pessoas idosas são alvo de violência, baseada na convicção de que as pessoas idosas são feiticeiras. A falta de uma estrutura familiar que possa assegurar a subsistência do idoso e de uma reforma digna, provoca muitas situações de abandono dos idosos.

Neste sentido, o distrito em que nos encontramos apresenta situações muito particulares pelo que alguns idosos são deixados à própria sorte, vivem em situação de abandono e de muita precariedade.  O contexto social em si, contribui muito para que essas situações se vão agravando a cada dia. Por estas razões, nós as irmãs Franciscanas, procuramos dar respostas em algumas situações concretas dos cerca de 70 idosos do nosso distrito. Visitamos semanalmente estes idosos e distribuímos cabazes com bens essenciais.  A cada visita procuramos perceber as reais necessidades de cada um e ouvir as suas histórias de vida. Proporcionamos também alguns momentos de confraternizaçaos e assistência médica e medicamentosa.  

Tem sido uma tarefa muitas vezes ardua, porque as irmãs também dependem das ajudas dos benfeitores e voluntários que nos apoiam nesta missão socio-caritativa. Ultimamente devido à conjuntura social, muitas vezes ficamos com as mãos atadas sem ter como assistir, mas graças a benevolência divina e dos nossos benfeitores vamos procurando concretizar o nosso trabalho.

Partilhamos algumas fotos da nossa Missão com os idosos em São Tomé e Príncipe para que possam conhecer-nos melhor.